segunda-feira, 18 de maio de 2009

Coisas que tornam a vida insuportável na África




Eu vou falar mal de pessoas aparentemente sem problemas na vida que vêm pra cá aparentemente em troca de motivo pra reclamar. É extremamente cansativo lidar com a falta de papo causada pelo uníssono de queixas sobre problemas tão óbvios quanto o ar que respiramos.
Será que é preciso explicar que quando uma pessoa não escova os dentes seus dentes caem?
Que quando ela não tem dinheiro não come, não mora, não pensa?
Que crianças carentes são, por definição, CARENTES?
Que tudo isso parece mais não é o Capão Redondo?
Que aqui não é, nem de longe, literal e figurativamente, o Brasil?
Que viver enfurnado num apartamento-réplica de uma morada de classe-média padrão te torna prisioneiro de um universo inteiro?
Que periférico aqui não é FAVELA, são sim NOSSAS CASAS.
Que, ao contrário das milhões de pessoas comendo merda pra viver, vocês se isolam só pelo fato de serem tapados?

O que levarão de volta?
Dólares?
Só?
Bestas!

Eu vou falar mal dessas pessoas agora. Das que falam mal. Dos que não respiram se não tiver inseticida no ar. De gente que eu suportei por meses me enchendo o saco do começo ao fim do dia porque a mesma falta d'água do meu banho estava tornando sua existênciazinha descontextualizada insustentável. De amigos queridos. Aos que já foram e ficam se lamentando por não estão aqui, desejo o meu mais sincero foda-se. Aos que ainda estão aqui, que se toquem, que toquem mais os outros também, que se divirtam. Aos arrependidos, que voltem, essa chatice de vocês faz falta às vezes...
Um beijo especial pro X, que me infernizou a vida a cada manhã, tarde e noite e agora inferniza porque não tá por perto.
Outro pra Mayra que conseguiu ser a pessoa mais mal-humorada que eu tive o azar de conhecer e mesmo assim é uma das melhores amigas que se pode ter nessa vida.
Pro Carlos, que eu só vi uma vez numa casa granfina de embaixadores limpos. Limpos demais pra Luanda... Por ter me dado uma dica de diplomata de sobre como lidar com extorsão policial da maneira mais correta e ainda se safar. Um beijo, você inspirou essa conversa.
Pro Prado que não tem blog nem nada mas é o exemplo máximo do quão criativamente irritante alguém consegue ser em relação ao tema. Mesmo assim morre de saudades disso aqui, assim como isso aqui sente saudade dele, por mais que nem um dos lados admita.
Pros cinco mil trabalhadores brasileiros da Odebrecht que por um pânico institucional vivem às sombras de seus condomínios e contêines doentios.

É isso, vão se danar!
Saudades.



3 comentários:

Mayra disse...

yes! um ponto pras meninas, pooonto!

Anônimo disse...

Issoaê. Pessoas que só reclamam da vida deveriam ficar nas suas vidas.
Tem esse post que eu falo de uma dessas pessoas que só reclamam. Taí - http://juborges.wordpress.com/2008/12/11/ai-o-transito/
bjs, Ju

poli disse...

E TEM GENTE QUE PRECISA SABER O SEU LUGAR NO MUNDO!!!!