segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre Política



Eu nunca votei em ninguém.

Durante as eleições de 2008 eu bem que tentei, saquei meu título de eleitor novinho em folha (tirado um ano antes, simplesmente por ser exigência para a emissão do passaporte) e corri pra minha zona eleitoral, na remota Moema, Zona Sul de São Paulo. Estava finalmente decidido: votaria naquela menina das bicicletas que eu já conhecia da TV e que, durante o pouco tempo que aparecia no horário eleitoral, era quem quebrava o espetáculo de comédia protagonizado por tantos senhores de nomes excêntricos e propostas repetitivamente vazias, como jargões.
Acontece que a escola pública indicada pelo site do TRE para o meu título de eleitor era na verdade em outro endereço, no Brooklin pra ser mais exato. Faltando quinze minutos para as cinco da tarde, eu já não tinha chance alguma de votar em ninguém. Tempo esgotado pra eu exercer o meu recém nascido e tão parco senso cívico. Acometido por uma inédita vontade de tomar sorvete, outra decepção: esqueci meu dinheiro em casa.
Voltei andando os dez quilômetros que me separavam da Rua Mourato Coelho exclamando baixinho pra mim onde foi que eu errei. Estava bem claro.

Cruzeiro, Cruzado, sei lá...
Quando eu tinha uns sete anos apredi o significado de uma palavra que sempre me soou como nome de banda post-puk inglesa: Impeachment. Um presidente muito jovem que andava de jetski pelo Lago Paranoá havia sido deposto de seu cargo. Eu sabia alguma coisa sobre as barbaridades que o sujeito fez pra ser tão odiado. Ainda lembro que, de um dia pro outro, um chiclete Bubbaloo podia dobrar de preço. Só não lembro direito em que moeda...
Lembro de estar à beira de algumas ruas da cidade gritando "Lulalá" pra cá e "Foracollor" pra lá, mesmo antes dele entrar. Esses conceitos simples são fáceis nessa idade. Bem e Mau, Deus e Diabo, Lula e Collor, etc. Depois muda tudo, né?
Enquanto, no seio da família, agonizávamos em frustação quase futebolística pela derrota do Candidato-Bem-Deus-Lula, os corretíssimos avós maternos de direita gozavam da vitória moral/eleitoral sobre o nosso degradante ramo familiar, corrompido pela maconha e senso de justiça social.
Só que, depois do problema do Bubbaloo lá tava eu, no trêmulo colo da minha avó que assistia inconsolável pela TV o final da novela onde o mocinho dela perdia. "Olha o que fizeram com o menino!". O nome da novela era Impeachment.



Depois tudo virou de pernas pro ar. A economia do país começou a funcionar por causa de outro protagonista, numa continuação sem sal da novela, as pessoas compraram micro-ondas e foram passar férias em Miami. O campeonato eleitoral já virava tradição nacional, separando e unindo massas a cada quadriênio, sempre depois da Copa do mundo, claro.
Quando chegou a idade de eu votar, me vi cercado de contra-argumentos tão pobres quanto genuínos: "como eu posso ser 'obrigado' a exercer 'democracia'?", "se não tem ninguém bom lá eu não votarei em ninguém" e por aí vai.
É bobagem grossa, eu sei, mas eu tive meu tempo pra deduzir isso sozinho, burlando folgado o eficiente sistema eleitoral brasileiro.
Fiquei sabendo que a coisa ficava bem feia pra quem deixasse de votar. Podia ser forçado a trabalhar como mesário nas eleições e, em caso de não comparecimento, preso! Não que isso me preocupasse, mas descobri algo bem conveniente também — anota aí molecada — se eu não tirasse nunca o título eu jamais seria chamado, por mais que, na hora em que precisasse fazê-lo atrasado, tivesse que pagar uma multa. O bom é que a economia vai bem, obrigado, e a multa de menos de R$ 3,00 não faz cócegas nem ao mais miserável pedinte, acho eu.
Eu precisei tirar o título quando resolvi me mandar pra Europa. Precisava do passaporte. Foi bem simples.

Panfletagem e apatia

Mas eu não tenho ojeriza por política. Muito pelo contrário, se não ligo é porque não faço muito por onde, votando, por exemplo, não me dou ao direito. Mas eu adoro os horários políticos, mais que ninguém talvez.
Durante este ano eleitoral, longe do Brasil, assistirei tudo o que puder, pelo youtube. Amo a performance desses caras no vídeo e acho que sem os Horários Eleitorais, a Praça é Nossa, o Fala Que Eu Te Escuto e o Zorra Total a televisão brasileira não seria o que é, verdade seja dita. Só que eu não votaria no Chico Anísio ou no Carlos Alberto Nóbrega também.

Horário eleitoral gratuito, youtube e pastelões televisivos à parte, eu tenho outra vez um candidato nessas eleições. Na verdade outra candidata. Sou um privilegiado burguês que se valeu da máquina do estado nos últimos dez anos recebendo terabytes de informativos sobre reservas indígenas, ecologia e desenvolvimento sustentável. Filho de uma de suas acessoras, fui um favorecido pelo gabinete da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, com tantos e-mails acerca de seu trabalho que eu jamais precisarei vê-la na TV. E, como não sou nenhum militante, vou simplesmente comparecer à embaixada brasileira da África do Sul nessas eleições pra finalmente votar em alguém que eu acredito ser a melhor alternativa pro futuro de meu país (aí é que entra aquela musiquinha chata: "viver, e não ter a vergonha de ser feliiiiiiiiz...").

Ficarei aqui, numa boa, vivenciando a irritante Copa do Mundo, que eu verei de perto sem Galvão Bueno e aquele verde-amarelo cafona que borra o Brasil todo nessa época. Estarei contente, com a candidata lanterninha desse meu novo time, o PV. Deus sabe o quanto é difícil pra mim assumir uma coisa dessas.
Também sei que a Marina vai perder feio essas eleições, mas eu não vou ter feito a merda de votar em quem sei que não presta (só pro outro que presta menos não ganhar), nem serei bobo o suficiente pra deixar de opinar.

Não dessa vez.

Nenhum comentário: