quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dias sem luz

Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrruuuuuuuuuuuuuummmmmm... POF! O gerador se foi, com ele a luz da redação. E a luz se foi em muitos sentidos. O editor responsável pelo fechamento do especial de fim de ano ao qual fui designado a fechar está com o braço desfigurado por um tipo de tendinite que só se dá por essas bandas. O novo chefe, o da semana, goza de uma inteligência ímpar, tão aprimorada que o torna incapaz de se comunicar de maneira inteligível com gente burra como eu. Montamos a redação em casa, ainda banhada de luz, onde se pode fazer xixi, onde se pode pisar no chão. Redação, reunião, apagão, descontração, jacaré yemanjá: "maracujá e felação".

9:00h - Café da manhã (pequeno almoço) tomado, banho tomado, espírito tomado de boa vontade e disposição para trabalhar.

9:01h - E-mails começam a ser trocados, telefonemas: uma redação sem energia elétrica e uma equipe afinada que começa a errar certas notas.

9:30h - Com nosso próprio equipamento vamos empurrando layouts com a barriga, apagando fogueiras e tentando entender como tudo isso pode estar acontecendo. Afinal, quem aqui não tem um jornal pra fechar hoje?

10:20h - Parece que teremos um jornal, talvez o primeiro deles, fechado totalmente em casa. Meio vestidos, meio de pijama, mãos na massa, os arquivos perdidos num limbo sem eletricidade e uma equipe inteira dispensada. Não somos mais consultores, somos nossos chefes, assistentes e subordinados, ainda assim, somos uma equipe.

12:15h - O motorista que levava sr. G para buscar o laptop em sua casa foi detido e preso pela polícia por motivos ignorados.

13:40h - Voô para a redação, e em aproximadamente 55 minutos percorro os três Km que a separam de minha casa. O objetivo é, com as UPSs carregadas, ligar a rede e fazer backups das fotografias que precisaremos pra fechar o jornal em casa.

14:50h - Sou obrigado a roubar o servidor da empresa onde todos os backups estão gravados e levar pra casa. Aproveito pra levar uns computadores e o scanner também.

21:30h - O primeiro e único jornal de economia do país é fechado na sala de nossa casa...

Nenhum comentário: